6 maneiras para controlar ansiedade (vestibular)

Setembro é o mês mais tenso para vestibulandos. As provas estão chegando, você não aguenta mais estudar e por mais que o ano esteja acabando você sente que deveria saber muito mais do que sabe. Com isso, é normal que você fique mais estressado, emotivo e ansioso.
Eu não sou médica ainda ou psicóloga, mas tenho algumas sugestões que me ajudaram ou ajudaram a amigos meus nessa fase. Podem ser que nenhuma delas sirva para você, lembre-se que são sugestões pessoais!

1- Ouça música

musica

Essa é a minha sugestão preferida. Eu sou muito ligada em música, acho que a maioria das pessoas são. Mas na época de vestibular eu ficava tão pilhada de não perder tempo, que eu ficava dias sem ouvir música. Assim, ouvia música na rádio e tal mas não é igual. Quando você ouve aquelas músicas da sua banda preferida, músicas nostálgicas, o seu humor pode mudar completamente.

Então, minha dica é ouvir um pouco dessas músicas que você sabe que te deixam bem. Se você não quer perder tempo, tire 15 minutos do seu dia pra ouvir, cantar e batucar a vontade. Uma música a cada intervalo de estudos pode fazer grande diferença.

2- Acupuntura

acupuntura

Essa dica requer um bom profissional e dinheiro. Para quem não sabe a acupuntura está vinculada à medicina chinesa e pode ser utilizada na complementação de tratamentos diversos. Eu não fiz, mas conheço muita gente que fez e jura que sai da acupuntura mil vezes mais “leve”. É interessante saber que nem todas as técnicas de acupuntura utilizam agulhas, algumas utilizam luzes e calor. Então se você não se sente confortável parecendo um porco espinho, você pode procurar esses outros métodos.

3- Durma

dormir2

Todo professor de cursinho fala que a gente tem que dormir. Eu não ouvia. Eu estudava até umas 01h da manhã e acordava as 5h30 e isso era o normal entre meus colegas. O resultado era que gente parecia um zumbi nas aulas, tínhamos que nos entupir de café para nos manter acordados, pelo menos para conseguir copiar a aula e eu ficava estressada por estar com sono.

Agora que não estou mais no cursinho eu consigo ver que o custo-benefício de dormir 2 horas a mais e conseguir render o dia todo é muuuito maior do que não dormir e também não conseguir assistir as aulas direito.

Quando se dorme bem, acordamos bem humorados, dispostos e com energia pra enfrentar mais um dia da labuta.

4- Respiração

respiração

Essa é uma sugestão que eu não dava muito valor no começo mas que surpreendemente me acalmou muito inclusive em vésperas de provas. Você basicamente fecha os olhos e concentra na sua respiração, tentando encher e esvaziar bem seu pulmão devagar. Faça isso o tempo que você julgar necessario e se sentir calmo. É importante focar somente na respiração, sem ficar pensando em outras coisas.

5- Faça exercício

caminhada

Outro tópico que todos falam mas poucos escutam. Acho que a maioria quando pensa em exercício pensa em academia ou em correr uma maratona. Se você gosta disso, ótimo! Mas se você é como eu, que não quer “perder tempo” com isso ou se você não se interessa por esse tipo de exercício, seja ativo de maneiras diferentes. Caminhe por 20 minutos, suba as escadas do seu prédio ao invés de usar o elevador, faça alguns polichinelo, algumas flexões dentro de casa.

Essas pequenas atividades ajudam você a descansar a mente e também estar fisicamente melhor preparado para a sua prova. Querendo ou não, ficar 5h sentado na prova exige um mínimo de preparo físico.

6- Pense de fora

Pensando

Isso é algo que eu queria ter tentado quando era vestibulanda. Quando você está se preparando para o vestibular parece que o mundo gira em torno disso, voce praticamente respira simulados e exercícios de geometria. A verdade é que se vestibular ocupa tudo na sua vida, você acaba ficando muito mais ansioso quando chegarem as provas.

É lógico que é algo muito importante. Mas a vida é mais do que isso. Tem que lembrar que não é passar ou não que te fará alguém melhor ou mais inteligente. Quando você pensa como alguém fora desse meio, você não está desprezando a importância do vestibular, mas está se tranquilizando de que não é algo impossível.

Deixe um comentário

