10 coisas para se fazer na greve

As universidades federais estão passando por momentos difíceis. Técnicos, professores e alunos estão em greve em várias faculdades do país. Se você é um aluno que não está muito engajado com o movimento e está em casa sem mais séries para assistir, eu elaborei uma lista com 10 coisas que você pode se interessar em fazer (ou não).

1- Vá viajar!

praia

É um saco não saber quando as aulas voltam e por isso se torna impossível marcar uma viagem longa. Mas, conhecer cidadezinhas perto da sua, ir a praia, procurar ambientes diferentes da sua rotina por poucos dias é possível e você ainda pode aproveitar pra ter um pouco de “férias” pra compensar as férias que você não terá quando a greve acabar.

2- Seja um voluntário

volunteer

O nosso tempo ocioso pode ser usado pra ajudar muita gente! Ser voluntário nem requer tanto de nós. É uma responsabilidade a mais, mas normalmente são semanais e por poucas horas. Com certeza é uma experiência muito boa para toda vida.

Se você é de São Paulo, pode entrar no site http://www.voluntariado.org.br/  . Lá você coloca seu CEP e ele indica todos os lugares perto de você que você pode ajudar! Você ainda pode filtrar por área que você quer vonluntariar.

3-Permita-se fazer coisas “fúteis” uma vez

fofoca

Isso é para os mais sérios. Você passa todos os dias tentando arduamente ser uma pessoa adulta, que se preocupa com os problemas do mundo, ou com o seu futuro profissional. Eu até acredito que sofremos grande pressão pra sermos assim. Mas quer saber? Permita-se sair disso um pouco. Vai lá na banca comprar uma revista de fofocas, assista a novela das 19h, saia com aqueles amigos que só conversam sobre famosos e facebook. Você pode achar isso tudo uma droga mas de vez em quando é divertido estar fora das suas preocupações sérias. Você ainda fica mais a par do mundo, e aumenta seu domínio de assuntos.

4- Faça algo fora da sua zona de conforto

ballet

Tentar algo novo, algo que te deixe inseguro pode levar ao amadurecimento, melhora da auto estima, e auto conhecimento. São mil coisas que você pode fazer, desde entrar numa aula de dança até ir fazer um mochilão sozinho pelo país.

Ta bom, pode ser que algumas coisas você vai desejar não ter feito, mas acredito que o que se pode ganhar compensa os riscos.

5- Estude

estude

Acho que o título é auto explicativo hehe. Estude música, estude árabe, fotografia ou matéria do seu próprio curso. Exercitar a mente é sempre bom e evita que você volte “lesado” pras aulas depois da greve e demore semanas pra pegar o ritmo.

6- Aprenda a cozinhar

Masterchef-Band

Especialmente se você mora fora de casa, aprenda a cozinhar, começando por coisas simples e aprimorando com o tempo. A gente acaba vivendo de nuggets e pizza congelada porque não sabe cozinhar e nem tem tempo de aprender, agora temos! Cozinhar pode ser relaxante e pode virar uma paixão. Também ajuda a economizar e ser mais saudável. Aproveite para se inspirar com o Masterchef e se jogue!

7- Leia livros

livros

Eu amo ler mas não consigo ler muito durante as aulas. Ler tem me ajudado muito a passar esses longos dias de ócio. Além de entreter, eu adoro livros reflexivos. Sinto que eles tem muito a ensinar e até podem ajudar em algumas decisões da sua vida.

8- Arrume sua bagunça

bagunça

Agora é uma ótima oportunidade pra arrumar toda aquela bagunça que fizemos durante as aulas. Livros para todo lado, resumos, xerox até no teto. É claro que em alguns casos, como no meu, a bagunça vai voltar na semana que as aulas voltarem. Mas ainda assim é bom voltar com tudo lindo e organizado.

9- Engaje-se

força

Estar em greve é uma situação perfeita para poder entender mais o movimento grevista e algumas discussões políticas do nosso país. Você pode ir às reuniões da sua faculdade, pode ler mais notícias, pode conhecer páginas relacionadas nas redes sociais. Nosso privilégio é poder ver a greve por dentro e não somente através da mídia.

O site http://grevenasfederais.andes.org.br/ posta todas as notícias e comunicados.

10- Faça exercício

exercicio

Esse é bem clichê. Todos sabemos que fazer exercicio é bom tanto para o corpo como para a mente. Mas esse tópico é basicamente para você levar a sério o que você passou o semestre inteiro dizendo que não faz porque não tem tempo. Não há mais desculpas. Chegou a hora de perder todos os miojos e bolachas de véspera de prova. Chegou a hora de nos sentirmos bem com nosso corpo e nos motivar pra continuar depois.

Espero que essas sugestões, uma pelo menos, sirva para você se inspirar nessa greve. De qualquer modo, vamos continuar torcendo pra que ela acabe logo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s